Algarve


O Algarve constitui uma das regiões turísticas mais importantes de Portugal e da Europa. O seu clima temperado mediterrânico, caracterizado por Invernos amenos e curtos e Verões longos, quentes e secos, as águas tépidas e calmas que banham a sua costa sul, as suas paisagens naturais, o património histórico e etnográfico ou a sua deliciosa e saudável gastronomia são atributos que atraem milhões de turistas nacionais e estrangeiros todos os anos e que fazem do Algarve uma das províncias mais ricas e desenvolvidas do país.

Durante séculos, foi ponto de passagem para vários povos, incluindo os Tartessos, Fenícios, Gregos e Cartagineses. Fez parte do vasto Império Romano, ostentando cidades relevantes como Balsa e Ossónoba, e durante cerca de cinco século esteve sob o domínio dos povos islâmicos, atingindo um elevado esplendor cultural e económico. Terminada a conquista da região durante o reinado de D. Afonso III, o antigo Al-Gharb mourisco foi incluído no reino cristão mais ocidental da Penísula Ibérica, entrando numa certa decadência que seria interrompida já no século XV pela odisseia da exploração da costa africana e da conquista das praças marroquinas, sob o comando do Infante D. Henrique. Com o fim da presença lusitana nas praças africanas, a região entrou novamente numa certa decadência, acentuada pela destruição imposta pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755. Posteriormente, o Algarve iniciou o século XX como uma região rural, periférica, com uma economia baseada na cultura de frutos secos, na pesca e na indústria conserveira. Contudo, a partir dos anos 60, dá-se a explosão da indústria do turismo, mudando assim por completo a sua estrutura social e económica.
Desde os alvores do reino, constituiu uma região bem delimitada e individualizada, não só em termos geográficos mas também do ponto de vista identitário, com características históricas, climáticas, etnográficas, arquitéctónicas, gastronómicas e económicas muito próprias.
Actualmente, o turismo constitui o motor económico do Algarve. A antiga província tradicional possui algumas das melhores praias do Sul da Europa, e condições excepcionais para a prática de actividades e desportos ao ar livre.
Sendo a região mais a sul de Portugal Continental, ocupa uma área de 4996 km² e nela residem 426 386 habitantes



Locais com relevância:
Serra de Monchique


A Serra de Monchique localiza-se na zona oeste do Algarve, tendo a Foia 902 m de altitude - o ponto mais alto do Algarve e um dois pontos mais proeminentes de Portugal. O cume-pai chama-se Picota e está a 774 m acima do nível do mar.
Devido ao facto de estar próxima do mar, possui um clima sub-tropical húmido, com precipitações médias anuais entres os 1000 e os 2000 mm, que associadas a temperaturas amenas permite a existência de uma vegetação rica e variada, onde se inclui o raríssimo carvalho-de-monchique e a bela adelfeira, bem como espécies raras no sul, tais como o castanheiro, o carvalho-cerquinho ou o carvalho-roble.
Esta serra possui um importante complexo termal denominado de Caldas de Monchique, rodeado por um parque de vegetação variada onde existe a maior magnólia da Europa. É ainda de salientar a fertilidade dos seus solos, devido não só à humidade, mas também ao facto da sua rocha, a foíte, ser de origem magmática.
Vários ribeiros e ribeiras têm origem na Serra de Monchique, entre as quais a Ribeira de Seixe, a Ribeira de Aljezur (ou da Cerca), a Ribeira de Odiáxere, a Ribeira de Monchique e a Ribeira de Boina. É um local riquíssimo em ecossistemas naturais, que motiva a presença de turistas no interior, provando que nem só de praias é feito o Algarve.


 Serra do Caldeirão


A Serra do Caldeirão faz a fronteira entre o litoral e barrocal algarvios e as planícies do Baixo Alentejo. Faz parte do maciço antigo, sendo constituída por xisto-grauvaque, rocha que origina solos finos e pouco fertéis. O seu ponto mais alto localiza-se no Baixo Alentejo, próximo da fronteira com o Algarve, onde atinge os 580 m de altitude; nos concelhos de Tavira e de Loulé possui diversos pontos em que ultrapassa os 500 m. A serra do Caldeirão, apesar da sua modesta altitude, forma uma paisagem muito peculiar, onde elevações arrendondas, os cerros, são cortadas por uma densa rede hidrográfica que na sua maior parte é constituída por cursos de água temporários, o relevo é por este motivo muito acidentado em diversos pontos. A influência climática da Serra do Caldeirão é muito grande.
Constitui uma barreira física à passagem dos ventos frios do quadrante Norte e às depressões de Noroeste, contribuindo para a existência de um clima mediterrânico no litoral algarvio, com fracas precipitações anuais e temperaturas suaves no Inverno.
Esta Serra constitui ainda uma barreira de condensação para os ventos húmidos do quadrante Sul. As precipitações médias anuais variam; nas zonas mais altas dos concelhos de Loulé são superiores aos 800 mm anuais, mas à medida que nos aproximamos da fronteira estas vão descendo, até serem inferiores a 500 mm anuais nas regiões do Nordeste algarvio. Registou-se a queda de neve no ano de 2006, por ocasião duma frente fria que atingiu a península Ibérica.


 Ria Formosa


A Ria Formosa é um sapal situado na província do Algarve em Portugal, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota.
Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural, atribuído pelo Decreto-lei 373/87 de 9 de Dezembro de 1987. Anteriormente, a Ria Formosa tinha estatuto de Reserva Natural, instituído em 1978.
Ria Formosa em FaroA sul é protegida do Oceano Atlântico por um cordão dunar quase paralelo à orla continental, formado por duas penínsulas (a de Faro, que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro; e a de Cacela, que engloba a praia da Manta Rota) e cinco ilhas barreira arenosas (Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas), que servem de protecção a uma vasta área de sapal, canais e ilhotes.
A norte, em toda a extensão, o fim da laguna não tem uma delimitação precisa, uma vez que é recortada por salinas, pequenas praias arenosas, por terra firme, agricultável e por linhas de água doce que nela desaguam (Ribeira de São Lourenço, Rio Seco, Ribeira de Marim, Ribeira de Mosqueiros e o Rio Gilão).
Tem a sua largura máxima junto à cidade de Faro (cerca de 6 km) e variações que nos seus extremos, a Oeste e a Este, atingem algumas centenas de metros.
A sua fisionomia é bastante diversificada devido aos canais formados sob a influência das correntes de maré, formando assim, uma rede hidrográfica densa.
É uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas. A zona é objecto de monitorização permanente, sendo ainda local de estudo para muitos alunos da Universidade do Algarve


Clima:

Um dos principais traços distintivos da região algarvia constitui o seu clima. As condições climáticas que o senso-comum atribui geralmente ao clima algarvio podem ser encontradas em todo o seu esplendor no barrocal e no litoral sul, especialmente no região central e no sotavento algarvio.

Um conjunto de características base resumem o clima da região, em especial do barrocal e do litoral sul: verões longos e quentes, invernos amenos e curtos, precipitação concentrada no Outono e no Inverno, reduzido número anual de dias com precipitação e elevado número de horas de sol por ano.
A temperatura média anual do litoral do sotavento e da região central do Algarve é mais elevada de Portugal Continental e uma das mais elevadas da Península Ibérica, rondando os 18 °C, atendendo às normais climatológicas 1961/90.
A precipitação encontra-se essencialmente concentrada entre Outubro e Fevereiro, e assume com frequência um carácter torrencial. As médias anuais são inferiores a 600 mm em grande parte do litoral e no vale do Guadiana, e superam os 800 mm na serra do Caldeirão e os 1000 mm na serra de Monchique. Na região litoral existem 5 meses secos, e entre Junho e Setembro a queda de precipitação é muito pouco frequente.
O clima do Algarve, segundo a classificação de Koppen, divide-se em duas regiões: uma de clima temperado com Inverno chuvoso e Verão seco e quente (Csa) e outra de clima temperado com Inverno chuvoso e Verão seco e pouco quente (Csb). Com excepção da Costa Vicentina e das serras de Monchique e de Espinhaço Câo, toda a região algarvia possui um clima temperado mediterrânico do tipo Csa.
No litoral do sotavento algarvio as noites tropicais (noites com temperatura mínima igual ou superior a 20 °C) são frequentes durante o período estival. De facto, a temperatura mínima mais alta de sempre registada em Portugal pertence à estação meteorológica de Faro: 32,2 °C, a 26 de Julho de 2004.
A queda de neve na região algarvia é muito rara e é mais susceptível de ocorrer na Foia. A última vez que ocorreu queda de neve no litoral algarvio foi em Fevereiro de 1954. Na madrugada de 1 de Fevereiro de 2006 nevou na Serra do Caldeirão, e na manhã de 10 de Janeiro de 2009 nevou na Serra de Monchique.


Primavera

A Primavera algarvia é uma estação inconstante: alguns anos é fugaz, curta, noutros mais longa, roubando espaço ao Estio ou ao Inverno; por vezes chuvosa e fresca, ou então quente e seca, ou ainda solarenga, mas ventosa...
Em Março e Abril as temperaturas sobem lentamente, transitando para os valores estivais; durante o dia estas oscilam entre os 9/12 °C e os 19/22 °C. Em ambas os meses a precipição média ronda os 40 mm, num total para ambos os meses de cerca de 20 dias com precipitação igual ou superior a 0,1 mm.

Verão

Uma das características climáticas de referência da região algarvia é a existência de Verões longos, quentes e secos. A partir de meados de Maio, a queda de precipitação no litoral e barrocal sul começa a ser um evento raro, e as temperaturas máximas e mínimas abandonam a amenidade primaveril para atingirem valores estivais.
Junho é um mês seco, com precipitações médias inferiores a 10 mm e temperaturas médias que oscilam entre os 16 °C e os 26 °C.
Julho e Agosto são os dois meses mais quentes e secos do ano. A queda de precipitação é um evento pouco frequente, podendo suceder-se vários anos sem que ocorra queda de precipitação durante estes dois meses. As temperaturas médias oscilam entre os 17/19 °C e os 28/30 °C.
Setembro ainda apresenta características estivais bem marcadas. As temperaturas oscilam entre os 16/18 °C e os 26/29 °C. Por vezes, as primeiras chuvas de Outono podem ocorrer no final de Setembro; por esse motivo, a precipitação média deste mês ronda os 15 mm.


Outono

As primeiras chuvas após o Verão, que ocorrem regularmente durante o mês de Outubro, caracterizam o início do Outono. Após a queda das primeiras chuvas, os dias ainda poderão permanecer quentes, mas as noites começam gradualmente a ficar mais frescas. Por vezes, sucedem-se semanas de dias solerengos, banhados por uma luz doce e inconfundível: é o chamado «Verão de São Martinho». Ocasionalmente, as condições estivais prolongam-se durante parte do mês de Outubro.
Em Outubro, as temperaturas oscilam entre os 13/16 °C e os 23/25 °C. As chuvas que caem durante este mês assumem com frequência um carácter torrencial: durante apenas um dia pode ser acumulada uma parte substancial da precipitação total do mês, seguindo-se vários dias de sol e céu limpo. A precipitação média de Outubro ronda os 45/70 mm.
Novembro é o segundo mês mais chuvoso do ano, com uma precipitação média que ronda os 75/90 mm, concentrada geralmente num reduzido número de dias. As temperaturas baixam ligeiramente durante este mês, variando entre os 10/12 °C e os 18/21 °C.



 Inverno

O inconfundível Inverno algarvio pode ser resumidamente caracterizado por três adjectivos: curto, chuvoso e suave.
Dezembro é o mês mais chuvoso do ano. Dias tempestuosos, marcados pela chuva intensa e trovoada alternam com dias amenos, solarengos e de céu limpo, óptimos para a práctica de actividades ao ar livre. A precipitação média ronda os 90 a 120 mm, e as temperaturas médias oscilam entre os 8/10 °C e os 16/18 °C.
Janeiro é o mês com temperaturas menos altas do ano: regra geral, estas variam entre os 6/8 °C e os 15/17 °C. A precipitação média ronda os 70/80 mm.
Já em Fevereiro, as temperaturas começam paulatinamente a subir, e no final deste mês as condições primaveris começam a fazer-se sentir. As temperaturas oscilam os 7/9 °C e os 16/18 °C, e a precipitação média ronda os 45 a 70 mm.
Ocasionalmente, durante o Inverno a região algarvia é assolada por curtos períodos mais frios, nos quais as temperaturas mínimas atingem valores próximos dos 0 °C e as máximas não ultrapassam os 10 °C. Contundo, estes eventos meteorológicos são raros

Pratos típicos:
 
Carapaus alimados


Perna de carneiro no tacho

Carne de porco com amêijoas

Papas de milho, mais conhecida como Xarém

Ervilhas com ovos à Algarvia

Perdiz estufada

Coelho frito

Raia Alhada

Assadura à Monchique

Gaspacho

Cozido de grão

Lulas recheadas à Algarvia

Polvo no forno com entrecosto

Bifes de atum de tomatada

Favas à moda do Algarve

Canja com conquilhas

Gaspacho de alho
 
DOCES:
 
Dom Rodrigos

Colchão de Noiva

"Queijos" de Figo e amêndoa

"Gargantas" de Freira

Bolo Tacho

Empanadilhas

Filhós

Frutos/animais de massa de amêndoa

Estrelas de figo e amêndoa

Folares

Torta de Claras

Tutano
 
 
 
Actividades:
 
Futebol


Os clubes de futebol algarvios com mais historial são o Sporting Clube Farense, o Sporting Clube Olhanense, o Portimonense Sporting Clube e o Louletano Desportos Clube. Os três primeiros já competiram na primeira divisão, actualmente das equipas algarvias apenas o Olhanense se encontra na primeira divisão. Os marcos históricos a nível nacional são a presença na Final da Taça do Sporting Clube Olhanense e do Sporting Clube Farense, e a nível internacional, a presença do Portimonense Sporting Clube e do Sporting Clube Farense na Taça UEFA. Actualmente o Sporting Clube Olhanense encontra-se a disputar a Liga Sagres.

Futebol de praia


No Verão, é costume realizar-se na Praia de Rocha, em Portimão, o Mundialito de Futebol de Praia e a etapa portuguesa da Liga Europeia de Futebol de Praia.

Voleibol


Apesar da região não estar representada na primeira divisão do voleibol nacional, têm-se realizado nos últimos anos diversos campeonatos internacionais de selecções no Portimão Arena.


Voleibol de Praia


Em virtude das excelentes praias da região, o voleibol de praia é também um desporto em voga. Destaque para os torneios nacionais e internacionais de Armação de Pêra, de Ferragudo e da Praia da Rocha. Registo ainda para a realização de uma etapa do campeonato nacional de voleibol de praia em Lagos no ano 2008


Golfe


O Algarve possui uma crescente oferta em termos de campos de golfe, pelo que se tem tornado num dos principais destinos a nível mundial no que diz respeito à prática desta modalidade.



Motociclismo


Felipe Massa no Autódromo Internacional do AlgarveA capital algarvia é conhecida por ser a capital das motos em Portugal. Em Faro tem lugar anualmente a maior concentração motard da Europa, que conta com a organização do Moto Clube de Faro. A associação foi criada em 1979, tendo sido legalizada a 5 de Fevereiro de 1982. Actualmente com mais de 400 membros, é reconhecida pela Federação Europeia de Motociclismo (FEMA), organizando diversos eventos anualmente dos quais se destaca a concentração motard que começou com 200 participantes em 1982, e que actualmente já conta com mais de 30.000. Sendo o maior evento do género em Portugal, conta com participantes vindos um pouco de toda a Europa, nomeadamente de Espanha, França, Reino Unido e Itália, sendo um dos grandes atractivos turísticos da cidade.


Automobilismo


O Rally Lisboa-Dakar passou em dois anos consecutivos (2006 e 2007) na região Algarvia. O Rally de Portugal realizou-se em 2007 no Estádio do Algarve. Espera-se que o novo Autódromo Internacional do Algarve venha a atrair novas provas que venham a pôr o Algarve na rota dos grandes campeonatos da modalidade. Até à data já recebeu alguns treinos de pré-época da Fórmula 1, e a última ronda do Campeonato Mundial de Superbike na sua inauguração




Em construção:

Foi recentemente lançado o concurso para a construção do novo Hospital Central do Algarve que virá ajudar o lotado Hospital Distrital de Faro e Hospital do Barlavento Algarvio em Portimão a dar resposta ao aumento da afluência registado nos últimos anos, particularmente durante o Verão. A infra-estrutura, apontada como prioritária por parte do governo localizar-se-á no Parque das Cidades, junto ao Estádio do Algarve entre as cidades de Loulé e de Faro.


Em estudo/projecto:

Encontra-se em estudo o Metro de Faro, e ligará esta à de Olhão. Neste momento estuda-se se realmente é necessária a construção de um Sistema de Metropolitano neste local, bem como o impacto ambiental, e se o projecto seria bem aceite, em termos de funcionalidade e serviço. O estudo encontra-se sob o "domínio" da Câmara Municipal de Faro. Caso seja construído, será um Sistema de Metropolitano à Superfície, e passará na zona industrial das Cidades, nas suas Baixas (Zonas Velhas), e áreas envolventes (com ligação ao Aeroporto Internacional de Faro e possivelmente à Ilha de Faro).


Ainda sem data definida encontra-se em estudo um projecto conjunto das autarquias vizinhas de Faro e Loulé, tendo em vista a criação de um centro internacional de congressos no Parque das Cidades, entre as duas cidades. Este projecto pretenderá desvincular o Algarve da ideia de que esta é apenas uma estância balnear.

No âmbito do programa ferroviário concertado entre Portugal e Espanha para a alta velocidade, correntemente designado por "TGV", encontra-se em estudo a ligação entre Faro e Lisboa (via Évora) e ainda uma ligação entre a capital Algarvia à cidade espanhola de Huelva.

Encontra-se também em estudo, um projecto para a construção do Aeródromo Internacional do Barlavento. A construção desta infraestrutura (com caracteristicas de aeroporto) será feita, ao que tudo indica, nas proximidades do Autódromo Internacional do Algarve, concelho de Portimão, com o intuito de companhias low-cost poderem operar no barlavento algarvio




Hoteis:

Tavira Vacations Apartments

Tavira Vacations Apartments disponibiliza apartamentos contemporâneos auto-suficientes, localizados apenas a 2 km do cidade histórica de Tavira. Há Internet gratuita disponíve
Os apartamentos foram remodelados recentemente e estão equipados com ar condicionado e televisões.
Os hóspedes poderão relaxar à beira da piscina de água salgada, rodeada por palmeiras e laranjeiras. Campos de golfe e praias estão uns meros 10 minutos de carro.
Poderá visitar Tavira, com os seus inúmeros restaurantes e cafés ou utilizar as comodidades de churrasco e tomar a refeição ao ar livre.
Há estacionamento gratuito disponível e o Aeroporto de Faro fica apenas a 30 minutos.
Quartos de Hotel: 5.



Real Bellavista Hotel & Spa

Este hotel oferece quartos modernos com televisão via satélite, bem como piscinas interior e exterior perto do Estádio de Albufeira. Um autocarro gratuito leva os clientes para a parte antiga de Albufeira e para as praias.

Todos os quartos do Real Bellavista apresentam uma casa de banho em mármore, ar condicionado e área de estar. Alguns dos quartos têm uma varanda privativa.
O Spa e Clube de Bem-Estar Real oferece diversos tratamentos de beleza e bem-estar, como massagens faciais e talassoterapia. Outras instalações incluem uma área de sauna, mini-clube, centro de fitness e campos de squash.
O restaurante do Real Bellavista, Cozinha do Real, serve pratos portugueses tradicionais e internacionais. O Bar Real oferece música ao vivo, entretenimento e cocktails.
Quartos de Hotel: 195. Cadeia Hoteleira: Hoteis Real.




CS Vila das Lagoas Holiday Apartments & Townhouses – Herdade dos Salgados
 
O CS Vila das Lagoas oferece apartamentos de 5 estrelas, 7 piscinas exteriores, 2 restaurantes e 2 bares na Herdade dos Salgados. Está a 10 minutos a pé da Praia dos Salgados.

O hotel consiste em blocos de apartamentos rodeados por oliveiras e palmeiras, que também cercam as piscinas exteriores.
Todos os apartamentos são espaçosos e incluem televisões LCD, janelas grandes e varandas com vista para as piscinas e parque envolvente.
O bar da piscina do Vila das Lagoas e o Bar e Salão L14 servem snacks ligeiros e uma ampla variedade de bebidas. Para o pequeno-almoço, almoço e jantar os hóspedes podem escolher entre o Steak House e o Bar Clubhouse.
Os hóspedes podem relaxar no Clube de Bem-Estar Infante de Sagres do resort, que inclui uma piscina interior aquecida com 25 metros de comprimento.
O CS Vila das Lagoas Holiday Apartments está perto de campos de golfe, bem como da cidade de Albufeira, da Praia da Galé e da Praia dos Pescadores de Armação de Pêra.

Quartos de Hotel: 176.
a partir de € 79

Hotel Da Rocha

O Hotel Da Rocha é um hotel elegante e moderno, com um design interior minimalista e acesso imediato a uma das praias mais bonitas do Algarve.

O Hotel da Rocha oferece uma variedade de suites com vista para o mar e para a área circundante. Todas as suites têm uma varanda, uma área de estar, uma casa de banho e uma kitchenette totalmente equipada. Cada quarto tem comodidades como ar condicionado,
secador de cabelo e um frigorífico.


Quartos de Hotel: 158
a partir de € 50



Voos :

Glasgow - Faro   25,86 €
Liverpool - Faro  29,92 €
Manchester - Faro  53,00 €
Sófia - Faro   105,00 €
Roma - Faro  72,00 €
Budapeste - Faro  113,00 €
Wroclaw - Faro    221,00 €
Newcastle - Faro   41,00 €
Oslo - Faro     69,00 €
Bratislava - Faro    345,00 €
Copenhague - Faro    51,00 €
Funchal - Faro    61,00 €
Dusseldorf - Faro   11,24 €
Hahn - Faro    14,99 €
Berlim - Faro   41,00 €
Cracovia - Faro    151,00 €
Riga - Faro    105,00 €
Barcelona - Faro    69,00 €
Munique - Faro    27,00€
Zurique - Faro    55,00 €

 
footer